domingo, 7 de agosto de 2022

“Esquece o futuro. Ele não te pertence” – um dos mais belos e profundos poemas de Montaigne


 O escritor, filósofo e humanista francês, Michel Eyquem de Montaigne, disse que quando queria lidar com o medo da morte recorria a Sêneca. Não por acaso. Ninguém se deteve de forma tão profunda e brilhante sobre a maior das aflições humanas: o medo da morte. Sêneca, numa carta a um discípulo, escreveu uma frase célebre: “E por mais que te espantes, aprender a viver não é mais que aprender a morrer”.

No poema “Esquece o futuro”, Montaigne se vale desse medo da morte para vivenciar o presente com urgência, beleza e muita vontade.

“Esquece o futuro… ele não te pertence!

O presente te basta!
Mas é preciso ser rápido, quando ele é mau presente
E andar devagar quando se trata de saboreá-lo
Expressões como: “passar o tempo” espelham bem a maneira
de viver dessa gente prudente que imagina não haver coisa melhor
pra fazer da vida,
deixam passar o presente, esquivam-se, ignoram o presente,
como se estar vivo fosse uma coisa desprezível.
Porque a natureza nos deu a vida em condições tão favoráveis
que só mesmo por nossa culpa ela poderia se tornar pesada e inútil”. Montaigne

Fonte: Portal Raízes

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Enfrente


 

Se tem uma coisa que gostaríamos de não ter é um problema. Que dirá vários deles.

Em nosso dia a dia tentamos em vão evitar os problemas mas parece que, mesmo com todo o esforço, eles encontram um jeito de aparecer em nossas vidas. Alguns são causados por nós mesmos e outros, simplesmente, porque não temos controle das situações externas. Então o que fazer?

Mude a sua perspectiva!

Cada problema é uma oportunidade de crescermos em diversas áreas da vida. Eu costumo dizer que problemas são a matéria prima para desenvolvermos nossa inteligência emocional, flexibilidade, gestão de conflitos e relacionamentos, entre tantas outras competências importantes para sermos ser humanos melhores, como pessoa e profissional. É através deles que podemos subir ou não mais um degrau em direção a maturidade e o profissionalismo tão desejados.

Então, não fuja mais de seus problemas. Você até pode tentar se esconder mas fazendo isso, perderá a chance de evoluir e ficará sempre na mesma fase, com os mesmos tipos de problemas. Fugir não trará a solução, quer seja um problema pessoal, profissional ou familiar.

Enfrente e siga em frente porque a cada problema que enfrentamos vencemos, surgirá outro em outro nível para nos desafiar a ir além alcançarmos todo o nosso potencial.  
 

O que você tem em mente?


 

É claro que você já deve saber que as suas atitudes são consequência das suas crenças. E as suas crenças são resultado dos pensamentos que você escolheu abrigar na sua mente e no seu coração.
Eles comandam você mesmo que você não perceba.

Então, pense por alguns segundos: o que você tem em mente?

A resposta que você encontrar pode indicar se você está mais perto do sucesso ou do fracasso.

Para estar mais perto do sucesso, você precisa investir tempo escolhendo quem vai inspirar você, quem serão os seus modelos de vida e quem são aqueles parceiros que o ajudarão a chegar lá. E
ainda terá que lutar, diariamente, contra uma infinidade de pensamentos negativos e situações desafiadoras, a fim de manter a sua mentalidade empreendedora.

Agora, para fracassar, é fácil: basta você deixar a sua vida lhe levar, não prestar atenção aos pensamentos que tomam conta de você e, tampouco, estar atento às consequências dos seus
atos. É só manter a sua mente vazia.

E , aí, o que você vai escolher?

Escolha vencer!
Escolha empreender a sua vida!
Escolha empreender você!

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Amaldiçoando à toa


 



Um mestre mexicano conduz seu aprendiz pela floresta. Embora mais velho, caminha com agilidade, enquanto seu aprendiz escorrega e cai a todo instante.
O aprendiz blasfema, levanta-se, cospe no chão traiçoeiro, e continua a acompanhar seu mestre.
Depois de longa caminhada, chegam a um lugar sagrado. Sem parar, o mestre dá meia-volta e começa a viagem de volta.
- “Você não me ensinou nada hoje”, diz o aprendiz, levando mais um tombo.
- “Ensinei sim, mas você parece que não aprende”, responde o mestre. “Estou tentando lhe ensinar como se lida com os erros da vida”.
- “E como lidar com eles?”
- “Como deveria lidar com seus tombos. Ao invés de ficar amaldiçoando o lugar onde caiu, devia procurar aquilo que provocou a queda”.

Psicanálise

A psicanálise foca nos processos inconscientes do sujeito, promovendo a consciência de emoções e comportamentos inconscientes e habitualmente recorrentes. Permitindo a integração desses aspectos a luz da consciência e promovendo o funcionamento da mente e da cura do paciente.

Quantas vezes não percebemos os nossos próprios movimentos? Quantas vezes repetimos padrões de comportamentos de forma inconsciente e desapercebida? É aí que acontece a “mágica” da psicanálise.

Em linguagem comum, o termo “psicanálise” é muitas vezes usado como sinônimo de “psicoterapia” ou mesmo de “psicologia“. Mas não é bem assim. Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se exatamente à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela, ou seja, ao trabalho terapêutico baseado nas teorias da psicologia como um todo, e psicanálise refere-se à uma das várias formas de psicoterapia baseada nas teorias vindas principalmente do trabalho de Sigmund Freud. Sendo assim, a psicanálise é então um termo mais específico, sendo uma entre muitas outras abordagens de psicoterapia.


Juliana Araujo

 

As grande beleza está nos pequenos detalhes do dia dia


 

Abrace o teu filho todos os dias...



Abrace o teu filho todos os dias...
Independente do dia que você teve...
Se está triste, cansada, estressada, apressada ou irritada, abraça o teu filho...
Antes de ele se deitar fecha os olhos e abraça-o por um longo período de tempo...
Deixa que todas as tuas fortalezas se quebrem nesse abraço e sinta a serenidade que esse momento traz ao teu dia...
A vida passa num sopro, os anos correm-nos entre os dedos e se há algo que nenhum de nós conhece é o dia de amanhã...
É por tudo isto que te digo:
Abraça o teu filho todos os dias, com calma e com alma...
Esse abraço ficará gravado no teu corpo...
E até o próximo abraço servirá de bateria sempre que as forças te faltarem.
Para nossos filhos um abraço cheio de verdadeiro carinho, é o melhor presente que podemos dar, para toda a vida! 
O abraço dos pais cura e liberta os filhos de males inimagináveis.
Abrace...
Abrace com a alma! 

domingo, 21 de janeiro de 2018

O peso do meu coração

Deixe de lado todo o seu negativismo.

Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. 
Quem olha para fora, sonha. 
Quem olha para dentro, acorda. 
Muak

Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa

Um certo homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e, antes que ela desabrochasse, ele a examinou. Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou...
Como pode uma bela flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados? Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa, e, antes que estivesse pronta para desabrochar, ela morreu. Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma há uma rosa: as qualidades dadas por Deus e plantadas em nós crescendo em meio aos espinhos de nossas faltas. Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior. Nós nos recusamos a regar o bem dentro de nós, e, conseqüentemente, isso morre. Nós nunca percebemos o nosso potencial. Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas; Alguém mais deve mostrá-la a elas. Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. Esta é a característica do amor -- olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas. Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajuda-a a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições. Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, Elas superarão seus próprios espinhos. Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.

https://durwanei.blogspot.com.br