quarta-feira, 3 de maio de 2017

Estamos vivendo na era da antipatia?


No nosso presente, não faltam pessoas que acreditam que ser amável é perder tempo ou correr o risco de sermos vistos como frágeis ou interesseiros. No âmbito empresarial, por exemplo, o colega que sempre é solicito, amável e acessível é visto com desconfiança. Porque o mais provável, porque não, é que seja um “escalador”, que procura com seu comportamento ascender cargos e ganhar uma posição de liderança na empresa.
A amabilidade, por sua vez, também não é uma dimensão útil nos âmbitos de diretoria empresarial. Por mais que nos “vendam” a ideia de que os diretores de agora são capacitados em Inteligência Emocional e em afinadas dinâmicas de grupos, a única coisa que procuram é que os funcionários cumpram os objetivos, e que a organização seja competitiva em um mercado sempre mutante e opressivo.
Vivemos na cultura do “faço o suficiente para o que me pagam”. Neste mundo marcado pelo “EU” e o “AGORA” mal resta tempo para se olhar nos olhos, para um “bom dia, como vai?” ou para um “você precisa de alguma coisa?”… Já não é possível se sentar frente a frente, mais além dos horários e das pressões para cultivar relacionamentos mais positivos e poder criar assim um clima de entendimento e colaboração no qual todos sairemos ganhando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.