terça-feira, 2 de agosto de 2022

Psicanálise

A psicanálise foca nos processos inconscientes do sujeito, promovendo a consciência de emoções e comportamentos inconscientes e habitualmente recorrentes. Permitindo a integração desses aspectos a luz da consciência e promovendo o funcionamento da mente e da cura do paciente.

Quantas vezes não percebemos os nossos próprios movimentos? Quantas vezes repetimos padrões de comportamentos de forma inconsciente e desapercebida? É aí que acontece a “mágica” da psicanálise.

Em linguagem comum, o termo “psicanálise” é muitas vezes usado como sinônimo de “psicoterapia” ou mesmo de “psicologia“. Mas não é bem assim. Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se exatamente à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela, ou seja, ao trabalho terapêutico baseado nas teorias da psicologia como um todo, e psicanálise refere-se à uma das várias formas de psicoterapia baseada nas teorias vindas principalmente do trabalho de Sigmund Freud. Sendo assim, a psicanálise é então um termo mais específico, sendo uma entre muitas outras abordagens de psicoterapia.


Juliana Araujo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.